terça-feira, 31 de maio de 2011

O dia da Noiva


Estes dias fui com minha noiva olhar alguns salões de beleza que oferecem o sonhado (pelo menos para as mulheres) dia da noiva.
Pois bem, fui então com ela em dois lugares, o primeiro a pessoa nos deu um ótimo atendimento, passeou com ela pelos arredores do salão, ficamos eu uma sala reservada, com ar condicionado, tomamos um chá gelado, ela mostrou uma série de pacotes que podem ser escolhidos, álbum de fotos de papel e fotos em seu micro.
Minha noiva comentou que ainda não tinha idéia de um monte de coisas como foto, bolo, lembrancinhas etc,  a pessoa mostrou interesse e começou a indicar pessoas que fazem estes trabalhos, disse que o serviço destes profissionais era ótima qulidade, se prontificou até a acessar alguns sites de internet para fazer algumas consultas.
O detalhe que achei interessante é que a própria dona do lugar nos atendeu.
Mesmo assim não fechamos e fomos cotar em outro lugar.
Fomos no segundo salão e também fomos atendidos pela dona, bom pelo menos parecia ser.
Fizemos o mesmo tour pelo lugar e conhecemos as instalações, fomos também para uma sala reservada para falar sobre preço e pacotes. Foi quando comecei a prestar atenção no atendimento, ou melhor em como ela vendia o seu produto para o cliente.
Primeiro perguntamos sobre os pacotes, e ela respondeu que eram os que tinha enviado por email, minha noiva insistiu e ela tirou uma pasta e mostrou os pacotes com a frase: “ –São estes aí”. Sem ao menos dar uma passada básica e tentar vender para nós o de maior valor, ou perguntar se ela pensava em fazer algo mais simples, mais completo, ou seja tentar captar qual era a real necessidade do cliente etentar vender o produto mais adequado para o cliente e que traga o melhor retorno para a empresa.
Depois desta rápida, aliás bem rápida conversa, fomos falar sobre o cabelo da noiva, foi quando a dona do salão teve a brilahnte idéia de pegar um cd que deveria ter umas 500 mil fotos e ficar passando uma a uma, e o pior de tudo, enquanto ela ficava lá teclando enter para passar as fotos, processo que durou uns 10 minutos ela não falou absolutamnte nada com minha noiva.
Nem para perguntar se ela queria um cabelo maiss moderno, um mais tradicional, algo com aplique, se faria luzes, pintaria ou qualquer outra coisa do tipo, até mesmo eu que não entendo nada cabelo conseguiria fazer algumas perguntas pelo menos para prender o interesse do cliente. Até que depois do tédio nestes 10 minutos minha noiva é que falou que já tinha visto o bastante e encerrou o interminável slide.
Saímos de lá e voltamos no primeiro local no mesmo dia para fecha.

domingo, 22 de maio de 2011

O que fazer quando estiver diante do Cliente

Li esta semana um artigo que achei bem interessante do Fernando Fernandes, o texto fala de como se comportar quando você faz a visita em um cliente. Mas o texto também serve para quando um cliente chega a qualquer estabelecimento, na minha maneira de entender os pontos relacionados abaixo são a forma que deve-se tratar.


Vejam o texto:
Imaginemos que você fez a lição de casa, realizou algumas visitas, e finalmente consegue ser recebido. Como proceder nesta hora, em sua primeira oportunidade? Lembre-se que não temos uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão.
Os primeiro os segundos, como já comentado são os mais importantes para chamar a atenção. Por isso recomendamos aqui alguns procedimentos importantes

•    Seja breve.
•    Sorria com sinceridade.
•    Mantenha-se tranqüilo e receptivo.
•    Mantenha o contato com os olhos.
•    Trate o cliente pelo Nome.
•    Espelhe sutilmente o comportamento do cliente.
•    Cuidado com a sua postura. (Linguagem corporal)
•    Descubra a necessidade de seu cliente.
•    Use palavras que Vendem: “Descoberta, Seguro, Novo, Garantido, Resultados, Poupar, Fácil, Saúde, Dinheiro, Amor, Comprovado, Você” (Segundo estudo da Universidade da Califórnia).
•    Evite intimidades desnecessárias
•    Principalmente: “OUÇA O CLIENTE”.
•    Não faça venda, faça RELACIONAMENTO.
•    Haja com Entusiasmo (Entusiasmo vem do latim e quer dizer: “Deus dentro de você”)
•    Pelo amor de Deus, quando for abrir a sua pasta de trabalho, que ela esteja arrumada e em ordem, evitando que fique procurando o que deseja de forma desajeitada.

Fernando Fernandes
www.programacases.com.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

Chery QQ: Um Novo Carro para um Novo Brasil

Esta é a propaganda da chery, falando de um novo carro para um novo Brasil.
Pela “bagatela” de R$ 22.990,00 você leva um carro equipado com ar condicionado, direção hidráulica, duplo airbag, painel digital, faróis de neblina dianteiros e traseiros, vidros travas e retrovisores elétricos, faróis com regulagem de altura e rádio AM/FM com CD Player MP3 com entrada USB, o Chery QQ garante ao motorista tranqüilidade e conforto na hora de dirigir.
Embora os opcionais do carro sejam coisa de primeiro mundo, o atendimento da vendedora continua sendo de terceiro mundo, uma coisa bem normal no Brasil.
 Dia 28/04 peguei um jornal do farol e fui até a loja ver esta novidade, a vendedora me informou que o carro chegaria ao Brasil, e provavelmente dia 03/05 ela me ligaria para confirmar que o carro estava na loja. Para minha surpresa positiva dia 01/05 ela me retornou e disse que havia chegado.
Fiquei empolgado e na terça feira passada dia 03/05 fui ver o carro, cheguei a loja pedi pela vendedora e a primeira frase que ela me falou foi:
- Nossa está vendo até que horas estou aqui, eu já deveria até ter ido embora.
Tive a sensação como cliente de estar atrapalhando ela, mas nessa hora a minha empolgação acho que foi maior, e acabei nem dando muita atenção. Fui testar o carro.
No mesmo dia pedi a avaliação do meu carro, mas não havia um avaliador ou qualquer coisa parecida. Ela comentou que ele teve um imprevisto, precisou sair mais cedo, mas me ligaria no dia seguinte.
Como ela não ligou, resolvi ligar na loja para ela, mas era dia da sagrada folga.
Esperamos o dia seguinte e nada, mais um dia passado e... nada.
Resumindo hoje é dia 10/05 e... nada!!!!
Fiquei pensando, bom existem carros na faixa dos R$ 45.0000 ou R$ 60.000 que é uma quantia razoável. Mas independente de ser um carro "popular" (pelo menos no nome, visto que para a grande maioria da população é um preço alto), para uma marca que está tentando pegar uma fatia de mercado, acho que este não é um bom começo.
Vejam a importância do atendimento, e como toda a estratégia de uma empresa acaba esbarrando no atendimento.
Chevrolet, aí vou eu!