domingo, 17 de julho de 2011

Solucione os problemas pequenos

A reflexão sobre o saleiro!

Esta semana estava almoçando em um restaurante por kg, peguei minha comida normalmente, me sentei, e quando fui colocar sal na comida o saleiro estava vazio, você pode até pensar que ele estava entupido, mas não estava vazio mesmo.
Chamei o garçom, ele tirou o saleiro da mesa ao lado e colocou na minha. Fiquei observando qual seria a reação dele com o saleiro vazio e quando pensei que ele recolheria o saleiro para encher, ele o colocou na mesa onde tinha tirado o saleiro que veio para a minha mesa.
Passaram alguns minutos e uma pessoa escolheu a mesa do saleiro vazio. Fiquei observando!
Ela tentou colocar o sal na comida e... nada. O processo se repetiu, ela chamou o garçom (detalhe: como lá tem dois andares, o garçom que atende o segundo andar estava sozinho), veio então o mesmo rapaz.
Ele fez o mesmo processo, tirou o saleiro cheio da mesa ao lado e trocou. Mais uma vez o saleiro “premiado” voltou para a mesa.
Passados mais alguns minutos, outra pessoa sentou-se a mesa, e de novo o saleiro vazio...
E pode parecer brincadeira, mas o garçom fez de novo o mesmo processo.
É um exemplo simples, mas as vezes empresas possuem problemas pequenos que podem ser resolvidos na raiz facilmente, mas estes problemas se tornam um motivo de reclamação constante ou  um problema muito maior.
Nesta simples história podemos tirar alguns aprendizados que servem para qualquer tipo de empresa ou emprego:
1 – Problemas pequenos também são problemas e precisam ser resolvidos;
2 – Problemas precisam ser solucionados na raiz;
3 – Se tirarmos os problemas pequenos da frente, que teoricamente são fácies de solucionar podemos nos focar nos problemas maiores;
4 – Um problema pequeno pode se multiplicar em várias reclamações;
5 – Por mais que a empresa treine seus funcionários, se o próprio funcionário não se conscientizar qual o seu papel, a empresa terá problemas.