quarta-feira, 25 de abril de 2012

Gestão do Tempo

Não tenha dúvida, o tempo é o recurso mais perecível a sua disposição. Muitas vezes tratado sem a devida importância, provavelmente por conta de sua aparente disponibilidade constante, oferece desde que bem gerido, o “espaço de manobra” necessário para que projetos, ideias e negócios possam evoluir e atingir sua maioridade no prazo planejado.


Mas não se engane, todos os dias, ao longo da história de cada um de nós, teremos que lidar com seus adversários. São situações, contextos e pessoas, que continuamente, e na maioria das vezes sem nenhum propósito, nos farão desperdiçar esse recurso tão raro, que se esgota a cada novo dia, a cada ano que passa.
Mas dentre esses adversários (na categoria pessoas), podemos citar aquele que mais impacto oferece para roubar as nossas horas preciosas, a saber: nós mesmos.
O aprendizado para melhor geri-lo – olha só que paradoxo – vem com o próprio tempo, mas principalmente com a troca de experiências, entretanto existem algumas técnicas que servem de base para nossa organização.
Os fundamentos são os seguintes:
Esteja preparado(a): Nenhuma ferramenta te ajudará caso você não saiba onde quer chegar. Defina o que você vai fazer para chegar lá e também o que você não vai fazer. O planejamento é a arma mais importante para quem quer se organizar.
Tenha foco: É muito tentador tentar abraçar o mundo, mas se você quer alcançar resultados satisfatórios sem se matar de trabalhar, saiba escolher suas batalhas. Fuja dos assassinos de produtividade como e-mail, msn, facebook, twitter, etc. Faça uma coisa de cada vez e seja mais feliz.
Disciplina é tudo: Assim como ensinado pelo sábio Vovô Urso na parábola da piscina, resolva os problemas até o fim. Pessoas dependem de você, não as decepcione porque está com preguiça.
O tempo é uma das únicas coisas realmente democráticas. Suas 24 horas passam na mesma velocidade que as 24 horas da Presidenta Dilma ou de Usain Bolt. Não é uma questão de ter tempo e sim de aproveitá-lo.
Seguem os 6 mandamentos:
1- Encoste uma vez
Se você começou a fazer uma tarefa, termine-a antes de ver um email ou checar o Facebook. Isso acontece normalmente com emails: você abre o email, termina a leitura, começa a responder e pensa “hm, termino isso depois”.
O problema é que pra terminar isso depois, você vai ter que gastar tempo novamente lendo o email e vendo o que você já escreveu  - ou seja, o tempo de preparação é retrabalho e aí você está desperdiçando tempo.
2- As 6 tarefas mais importantes do dia
Todo dia defina quais são “as 6 tarefas mais importantes” do dia, aquelas que tem que acontecer de qualquer maneira. A questão é: se você não finaliza 6 tarefas  importantes por dia, algo está errado.
No geral, é legal considerar essas tarefas como ações que vão causar progresso na sua empresa, e não processos pequenos.
3- Defina a duração de cada tarefa
Os tempos de cada tarefa são extremamente variáveis e ter planejado o que será feito e por quanto tempo é essencial para que você saiba que o seu dia é possível (que as tarefas cabem no seu horário útil).
Por isso é legal quebrar projetos mais longos em tarefas menores para que você possa ver o avanço aos poucos, ao invés de tentar fazer tudo de uma vez só. Além de ajudar na gestão do seu tempo, a qualidade do projeto feito aos poucos tende a ser maior.
4- Defina quando, dentro do dia, você fará cada tarefa
Por questões logísticas ou mesmo de humor, definir o horário em que você fará cada tarefa é muito importante.
Além disso, saber se uma tarefa é pré-requisito de outra ajuda bastante nessa parte.
5- Faça as tarefas mais difíceis primeiro
Não importa se o seu horário de maior produtividade é de manhã, de noite ou de madrugada. A partir do ponto que você está com energia e concentração para produzir de  verdade, faça primeiro os projetos mais difíceis/importantes .
Isso garante que você terá o máximo do seu poder cognitivo pra ele e também te ajuda a fugir da procrastinação.
6- Se eu não fizer isso, eu vou morrer?
Essa é uma pergunta bem extremista, mas passa bem o tom. Quanto menos tempo você tem, mais você aprende a priorizar o que é mais importante e a enxergar o que não fará diferença na sua vida.
Para garantir que você está fazendo apenas atividades úteis, sempre faça essa pergunta a si mesmo.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Qual o tamanho do seu problema?

Achei este vídeo muito interessante. Trata-se de um comercial de TV que não passa aqui no Brasil, mas seria bem legal passar pois a mensagem dele é muito legal.

Principalmente quando nos deparamos com problemas em nossas vida profissionais e até pessoais.

Ah! Problemas, problemas, problemas… O que é um problema? Na minha percepção, problema é simplesmente uma dificuldade na obtenção de um determinado objetivo. Dificuldade essa que depende única e exclusivamente da forma como você a encara.



Então, o verdadeiro problema geralmente é a historinha que você conta a si mesmo sobre a dificuldade e não ela em si. Na realidade, dificuldades são fatos, e não existem fatos dramáticos, o que existe são dramatizações de fatos.

Isso mesmo, a forma e o tamanho de seus problemas somente dependem da sua percepção, de como você vê o problema.

É como mostra o vídeo, as vezes o problema é muito pequeno, e basta um simples esforço nosso para tirar isso da frente, mas ao contrário ficamos esperando o “técnico da escada rolante chegar” em vez de buscar a solução.
Pergunta para fazer diante de problemas:

“Estou indo em direção ao que desejo ou me afastando do que não quero?”
“O que ganho se resolver o problema?”, “O que perco se não resolver o problema?”
“Estou sendo otimista ou pessimista?” Segundo o Dicionário Aurélio, pessimismo é a “disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior”.
“Estou lidando com a situação como vítima ou protagonista?”

Somos responsáveis por nossas vidas, nossas escolhas do passado nos colocaram onde estamos hoje, nossas escolhas de hoje determinarão onde estaremos no futuro. Aí muitos dizem: “Ah! Mas eu não escolhi…” Pois bem, a omissão também é uma escolha, uma vez que você se omitiu a escolher, na verdade, escolheu ter qualquer resultado, entregou sua vida aos ventos.

Então, desejo de coração que você escolha ser o protagonista de sua história, ser o personagem principal da narrativa de sua vida. Que na situação “problema”, seja ela qual for, decida estabelecer uma meta, motive-se, seja otimista e seja o protagonista de sua vida. A verdadeira solução está em você e começa por você.