segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Era do Gelo 4



Feito o lançamento da Era do Gelo 4, vou eu com minha esposa e meu filho fazer a programação para assistir o filme.
Antes de sair de casa consultamos em qual Cinemark ficava melhor, e decidimos pelo Shopping D, já era 12 hs e o início do filme estava previsto para as 14 hs.
Cheguei no Shopping e até me espantei pois era domingo, e horário de almoço, estava vazio!
Estacionei em carro com facilidade e fui para o Cinemark, a fila estava pequena acredito que umas 5 pessoas antes de mim.
A primeira coisa que olhei foi para o painel que mostra os filmes em cartaz, e normalmente quando está esgotado, eles avisam ali mesmo. A Era do Gelo estava disponível para compra.

O rapaz que estava no balcão de atendimento chama a pessoa que estava na minha frente. Não consegui ouvir o filme que ele gostaria de ver mas a resposta do atendente foi:
- Senhor a seção está esgotada. (e o senhor foi embora, sem questionar nada).

Chega a minha vez.
- Boa Tarde, quero 3 ingressos para a Era do Gelo 4.

E escuto o mesmo:
- Senhor a seção está esgotada.

Achei estranho e questionei: - Mas está tudo esgotado?
- Sim senhor a seção das 15 hs está.

Aí perguntei: Mas você não tem nenhuma seção da Era do Gelo disponível?
- Tem a das 14 hs em 3D senhor!

RSRSRSRS
Incrível né.
Se eu não tivesse insistido, teria virado as costas e ido embora ou assistido outro filme.

Mas o que achei o fim do mundo foi o rapaz não ter sequer me dado a opção do 3D.
O correto seria ele falar:
Senhor a seção das 15 horas, que não é em 3D está esgotada. Mas tenho as seções em 3D que ainda estão disponíveis para compra.

Aliás para o Cinemark é  mais vantajoso que compremos os filmes em 3D pois são mais caros, além do que as seções em 3D são muito mais legais para a criançada (e até para os adultos). Bom prefiro acreditar que o gelo do filme tenha afetado algo na cabeça do rapaz quando falou comigo.

Há! Sobre o filme: Vale a pena assistir, o Sid e sua avó são um caso a parte, e rendem boas risadas. Particularmente acho A Era do Gelo uma exceção a estes desenhos que vão ganhando continuação, este último filme achei o mais legal dos quatro. Diferente do Madagascar que não achei tão legal quanto o último.

sábado, 21 de julho de 2012

E vem por aí mais uma corrida de rua...

Desta vez a série Delta , etapa China que acontece em agosto.

Quando a inscrição é feita antecipadamente existe um desconto. Outro diferencial financeiro, é que as pessoas que assinam a Revista O2, especializada em corrida, tem mais um percentual de desconto.
Como são muitas corridas pelo ano, assinei a revista e para aproveitar os dois descontos. Fui fazer minha inscrição com antecedência, mas... nem tudo deu certo. Na hora da inscrição  acabei clicando errado,  na opção de “não assinante”, e fiquei sem o desconto.
Como o pagamento foi com cartão de crédito, liguei no Cartão e tentei fazer o cancelamento mas não era possível. Entrei no site dos Administradores da Revista/ Corrida e não localizei nenhum telefone de contato, apenas um email do SAC, anotei lá todo o fato. Passados 4 dias sem retorno resolvi pegar o telefone da revista e ligar para explicar o que havia ocorrido.
Liguei então na revista e fui atendido assim:
- Alô
Pensei que tivesse ligado errado. Como assim ”Alô”! Acho que nem na minha casa eu atendo telefone assim. Perguntei: Quem fala?
- Paulo
Mas também não se identificou de onde? Tentei de novo e perguntei : Aí é da editora que publica a revista? E ele respondeu:
- Sim é.
Mas em nenhum momento se prontificou a perguntar o que eu queria?
Expliquei o que havia acontecido. Ele ouviu, e de repente parou de falar comigo, mas pude ouvir ele perguntado para outra pessoa para onde direcionar a ligação. Mais um momento de espera e a ligação ficou muda. Comecei a falar: - Alô, Alô, Alô!!!
De repente fui transferido para uma URA em que fiquei escutando uma musiquinha de espera. Isso sem ninguém me avisar nada. Que estava transferindo a ligação ou coisa do tipo.
Passado um tempo, surge a voz do outro lado da linha: - Alô!
Outra pessoa me atendendo, expliquei novamente o caso, e desta vez pelo menos a pessoa, que se identificou como Tamis, pediu um momento.
E novamente a linha ficou muda.
Ela retornou e disse que não teria como estornar o valor da inscrição e por eu ter clicado errado não teria como obter o desconto.
Fui eu que errei, tudo bem. Resolvi não questionar mais nada, mas fiquei com uma impressão muito ruim da forma como fui atendido.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bom atendimento fica marcado


É interessante com um bom atendimento fica marcado. Outro dia falando com um amigo, nos lembramos de um churrasqueiro. Lendo isso você pode se perguntar: - Qual a diferença? Churrasqueiro é tudo igual!

O local que praticamente almoçava todos os dias (nem sei se ainda existe, era uma casa amarela em uma rua paralela a Brigadeiro Luiz Antônio ) não havia nada de muito diferente dos demais no sentido de refeições.
A atração do local era o churrasqueiro...

Fazer o churrasco, assar a carne realmente é tudo a mesma coisa, a diferença está na forma de atender o cliente.

O cara trabalhava sozinho, pegava a carne crua, colocava na chapa, controlava o fogo e servia.

Apesar do lugar onde ele ficava ser extremamente apertado, era impressionante o bom humor que ele trabalhava. Todos os dias era a mesma coisa, quando você chegava na frente dele já ouvia o “bom dia chefia”, junto com esta frase sempre tinha uma segunda frase, e nesta vinha uma pequena brincadeira coisa do tipo “O que vai hoje, uma penosa”, referindo-se ao frango.

O tempo que cada cliente ficava na frente dele não durava um minuto, mas todos atendidos com o mesmo bom humor, simplicidade e o tempo todo havia uma interação dele com o cliente.

Num mundo de pessoas “grossas” e mal educadas, ser gentil é uma enorme diferença. Em atendimentos que se tornam cada vez mais robotizados, onde é comum não existir um contato olho no olho, e nos deparamos com alguém que sai do padrão, ele acaba ficando marcado.

Tanto é que isso aconteceu a pelo menos 5 anos e eu ainda me recordo do churrasqueiro e de suas frases.

Semana passada li um frase que dizia: Ser melhor é pouco. Seja Diferente.
Saber fazer as mesmas coisas que os outros fazem, mas de uma maneira única, majestosa, surpreendente isso é o DIFERENCIAL. As empresas hoje, procuram por profissionais que tenham algo diferente, o currículo e capacitação são importantes sim, mas a magia de ser único também conta muito, ou em muitos casos, é isso que conta.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Interpretar o pedido do cliente

Interpretar o pedido do cliente é uma tarefa muito difícil?!?!


Concordo que muitos casos o próprio cliente não sabe o que quer e acaba fazendo uma confusão... mas existem coisas muito simples, coisas do dia a dia, coisas básicas que é praticamente impossível o atendente errar, e ele erra.
Semana passada fui até a pastelaria, a pessoa que trabalha lá faz uma única coisa o dia todo: Anotar o pedido do pastel!


Pedi simplesmente um pastel de carne e uma coca-cola.  Tem como errar isso?
Fui para a mesa aguardar meu pedido e ela depois de alguns minutos trouxe:
- Um pastel de frango. E só!
Ou seja ela conseguiu errar o sabor do pastel e esquecer o meu refri.


Bom, acho que todo mundo já viu aquela famosa imagem, muito comum em apresentações e treinamentos, ela pode ser aplicada em qualquer tipo de atendimento.


Essa imagem ilustra bem a falha de comunicação entre cliente e empresa. Ou melhor dizendo, na realidade, essa ilustração apresenta um problema em todas as áreas e não apenas na comunicação.
Houveram falhas na correta interpretação do pedido, não houve confirmação se realmente foi anotado o que foi pedido, o entendimento entre cliente e empresa pode ter acontecido de forma precipitada, ou sem calma necessária para evitar que tenha que ser refeito.
Este final de semana também achei um vídeo muito legal do programa da Rede Globo “Os Caras de Pau”, o vídeo retrata basicamente a dificuldade de alguém inexperiente tem em anotar um simples pedido.
Vale a pena ver assistir e qualquer semelhança com o que passamos na realidade, é mera coincidência.