sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Pegadinha do Malandro S/A.



Existem algumas empresas que nem precisamos fazer parte do seu quadro de funcionários para saber se elas são transparentes.

Outro dia vi uma vaga de Consultor de Negócios, em uma grande empresa de telefonia.  Como Consultoria é algo que me atraia muito, pois considero uma atividade que você precisa ter conhecimento amplo para poder auxiliar. Fiz minha inscrição e recebi o retorno do processo com a seguinte frase (texto exatamente da forma que recebi. Até com a palavra candidatura escrita errada):

“Prezado candidato,

Recebemos sua candidatua com interesse nas lojas próprias da Empresa XXXX(Vou poupar a empresa).

Neste momento trabalhamos com vagas de Consultor de Negócios, ou seja, o vendedor frente de loja para o shopping Center Norte.

Caso tenha interesse favor comparecer as 10h para uma entrevista”

 Espera um pouco!!!
Vamos focar neste Pequeno trecho “Consultor de Negócios, ou seja, o vendedor frente de loja”.

Desculpe-me, mas como vamos associar Consultoria de Negócios com vendedor de frente de loja! Não estou querendo desmerecer os vendedores, até porque acho que para ser vendedor tem que ter “o dom”, uma empresa que já na contratação do funcionário se presta a fazer este tipo de tática para chamar candidatos, não merece sequer  ter candidatos.

Juro que li o email até o final pensando que encontraria a frase "Haaa! Pegadinha do Malandro!!!".

Obviamente não dei sequencia no processo, e fico imaginando, como será a transparência desta empresa quando estiver  frente a um cliente.

Será que ela vai dizer: Compre meu celular totalmente touch, ou seja, com teclas de botão.

Ou a propaganda pode ser: Compre meu celular completo com todas as funções, ou seja, faz ligação e recebe.

E frente a um problema será que a frase seria: Nossos serviços tiveram uma imperceptível falha, ou seja, ficamos sem sinal por dois dias.

É lamentável como certas empresas tentam ludibriar, funcionários, clientes, ou candidatos.

 Temos que ficar de olho aberto!


sábado, 6 de outubro de 2012

O cliente não tem razão...ele é a razão!



Hoje nos encontramos em um tempo onde pode-se discutir vários aspectos entre direitos e deveres do cliente, mas uma coisa não se pode ignorar, "O cliente ".

Com a evolução de relacionamento entre cliente e empresa, me faz lembrar da frase que já cansei de ouvir: "O cliente sempre tem a razão".
Porém minha percepção é que tudo evoluiu, a forma de relação entre pai e filho, esposa e marido, professor e aluno, homem e aninal, e como não poderia ser diferente a relação, cliente e empresa. Desta forma a nossa antiga frase, pode ser modernizada para  O cliente não tem razão...ele é a razão! a razão do negócio existir!"

O cliente é o "rei do pedaço". O dinheiro está com ele. O poder de compra e recompra está com ele. Se ele decidir não comprar seu produto, seu serviço sua empresa simplesmente deixa de ter sentido.

Muitas empresas estão perdendo espaço exatamente por se acharem mais importantes que o cliente.


Não basta ter só um produto bom, tem que ter serviço bom, relacionlembamento bom, pós-venda bom, e principalmente, o cliente precisa perceber tudo isto para confiar no seu produto e na sua empresa. Ele quer se sentir importante, ou melhor, o cara mais importante para a empresa.

Buscam cadas vez mais serviços, exclusivos, personalizados, que atendam suas necessidades e desejos específicos.

O grande desafio de hoje, talvez o ponto máximo, é transformar seu cliente no seu vendedor, transformar seu cliente em seu parceiro, seu acionista e para conquistar isto, pode começar praticando esta regra básica: "O cliente é a sua razão de existir!!!"


Faça com que o cliente perceba isso, onde a partir dai o mesmo será um propagador constante do seu serviço/empresa...e esse é o melhor dos mundos para qualquer empresa.