terça-feira, 23 de abril de 2013

Carta de um ex- Cliente

 


Semana passada estive no SEBRAE-SP participei da palestra muito boa, o tema... “Qualidade no relacionamento com o cliente”. Certo momento foi entregue a todos os participantes a Carta de um ex- Cliente. Vejam o texto:

CARTA DE UM EX-CLIENTE
“Sou uma pessoa legal. Aquela que nunca reclama, não importa o tipo de serviço que eu receba. Entro no restaurante e ficoem pé. Esperando os garçons fofocarem entre eles. Não saio por aí fazendo pressões. Se encontro um garçom entediado ou rude, continuo agindo da maneira mais educada possível.
Não acredito em grosseria como resposta a isso. Nunca discuto e nunca critico, e não faço escândalo. Sou uma pessoa legal; sou também o cliente que nunca mais volta.

Esta é minha maneira de reagir a serviços mal prestados. É por isso que aceito tudo que me oferecem, porque sei que estarei mais do que vingado ao não retornar, e ao contar para todo mundo que conheço para que não se dêem ao trabalho de comprar em sua empresa. Isto nem sempre alivia minhas frustrações, mas é bem mais eficaz do que perder a paciência na frente de outros clientes.
Há muitos clientes legais como eu.
Quando abusam demais de nós vemos em outro lugar e gastamos nosso dinheiro onde são suficientemente inteligentes para empregar pessoas que gostam dos clientes.
Você me faz rir quando o vejo gastando seu dinheiro freneticamente em propaganda cara para me fazer voltar quando poderia ter-me conquistado para sempre logo no início por apenas algumas palavras gentis um sorriso e um “obrigado” sincero por minha preferência.
Realmente não interessa o ramo de sua empresa.
Talvez eu nunca tenha ouvido falar em você, ou talvez você nunca tenha ouvido falar de mim, mas se você está achando que os negócios estão ruins, talvez haja pessoas demais como eu que realmente tenham ouvido falar de você.”
Para pensar...
Em qualquer relacionamento comercial ou social transacionamos nossa imagem física e intelectual. Nossa imagem, ou a imagem da empresa é o primeiro elo na cadeia de negócios.
Não existe segunda chance para causar uma boa primeira impressão.
Ou melhor, porque não causar uma boa impressão sempre, como se fosse o primeiro atendimento.

www.sebraesp.com.br

sábado, 13 de abril de 2013

BUG no Windows 7 - Assistências técnicas $abendo aproveitar



Não sei se todos sabem, mas do dia 9 de abril em diante ocorre um BUG no Windows 7 no Brasil, usuários reclamam nas redes sociais que a última atualização da versão do sistema operacional da Microsoft impede que o computador seja religado. A descrição é de que após a animação do Windows o sistema volta às telas pretas iniciais e continua nesse ciclo indefinidamente.

A Microsoft admitiu, em comunicado, que está "ciente de que alguns clientes estão tendo dificuldades depois de instalar o update de segurança KB2823324 do Windows 7", lançado na terça. "O problema está atualmente somente no Brasil e estamos trabalhando ativamente para resolvê-lo", completa o texto.

Eu não sabia deste problema e fui ontem levar meu note a uma assistência técnica no bairro de Santana.

Na primeira loja que levei a menina me explicou do problema que estava acontecendo e cobrou R$ 160,00 para arrumar em dois dias, ela também comentou que a máquina deveria ser reformatada e eu perderia tudo que estava gravado. Achei um pouco caro e decidi não fazer.

Quando estava indo embora, na mesma rua havia um outra loja, e entrei para cotar o preço, porém nesta já fui com toda a propriedade falando que meu note estava com o BUG do Windows 7, o rapaz falou que estava com outros 15 notes com o mesmo erro, que o valor seria de R$120,00 a R$ 130,00 e que provavelmente eu não perderia meus arquivos salvos. Terminou o atendimento dizendo que se ele ficasse com o note, de um dia para o outro ele arrumaria.

Juntei a informação das duas assistências técnicas e liguei para uma terceira assistência técnica, aí eu já estava com discurso como se fosse um especialista formado em ciências da computação...

Esta era uma assistência no bairro da República, a pessoa que me atendeu disse que estava cobrando R$ 50,00 para arrumar e afirmou que eu não perderia nada que estava salvo na máquina.

Por fim decidi esperar mais um pouco, estou achando que isso ainda vai sair de graça.

Pelo menos valeu a experiência para aprender duas  lições:

1 – Cotar preços antes de fazer o serviço. Como mencionei de R$ 160,00 o último que cotei saiu por R$ 50,00, ou seja R$ 110,00 de diferença um absurdo (por mais que tudo que é jornal dominical tenha feito este tipo de matéria) precisamos fazer cotação.

2 – Quando você fala com propriedade do assunto, ou pelo menos finge conhecer do assunto, fica mais difícil de ser passado pra trás.