terça-feira, 10 de abril de 2012

Qual o tamanho do seu problema?

Achei este vídeo muito interessante. Trata-se de um comercial de TV que não passa aqui no Brasil, mas seria bem legal passar pois a mensagem dele é muito legal.

Principalmente quando nos deparamos com problemas em nossas vida profissionais e até pessoais.

Ah! Problemas, problemas, problemas… O que é um problema? Na minha percepção, problema é simplesmente uma dificuldade na obtenção de um determinado objetivo. Dificuldade essa que depende única e exclusivamente da forma como você a encara.



Então, o verdadeiro problema geralmente é a historinha que você conta a si mesmo sobre a dificuldade e não ela em si. Na realidade, dificuldades são fatos, e não existem fatos dramáticos, o que existe são dramatizações de fatos.

Isso mesmo, a forma e o tamanho de seus problemas somente dependem da sua percepção, de como você vê o problema.

É como mostra o vídeo, as vezes o problema é muito pequeno, e basta um simples esforço nosso para tirar isso da frente, mas ao contrário ficamos esperando o “técnico da escada rolante chegar” em vez de buscar a solução.
Pergunta para fazer diante de problemas:

“Estou indo em direção ao que desejo ou me afastando do que não quero?”
“O que ganho se resolver o problema?”, “O que perco se não resolver o problema?”
“Estou sendo otimista ou pessimista?” Segundo o Dicionário Aurélio, pessimismo é a “disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior”.
“Estou lidando com a situação como vítima ou protagonista?”

Somos responsáveis por nossas vidas, nossas escolhas do passado nos colocaram onde estamos hoje, nossas escolhas de hoje determinarão onde estaremos no futuro. Aí muitos dizem: “Ah! Mas eu não escolhi…” Pois bem, a omissão também é uma escolha, uma vez que você se omitiu a escolher, na verdade, escolheu ter qualquer resultado, entregou sua vida aos ventos.

Então, desejo de coração que você escolha ser o protagonista de sua história, ser o personagem principal da narrativa de sua vida. Que na situação “problema”, seja ela qual for, decida estabelecer uma meta, motive-se, seja otimista e seja o protagonista de sua vida. A verdadeira solução está em você e começa por você.

2 comentários:

  1. Excelente video texto Belem.. Gostei da frase: "ser o personagem principal da narrativa de sua vida"

    Abraço,
    Gilk

    ResponderExcluir
  2. Ouvi outro dia.. "If you aim nowhere, you will get elsewhere.. "!

    ResponderExcluir