domingo, 6 de maio de 2012

Saber ouvir (ferramenta essencial da liderança)

A história das organizações tem demonstrado que os problemas de comunicação são os principais responsáveis pela maioria das crises de gestão, desacertos gerenciais e conflitos interpessoais. Infelizmente, de um modo geral, a falta de diálogo é predominante nas relações entre chefe e subordinados, o que é ruim para a qualidade de vida no trabalho, já que as pessoas acabam enveredando para o caminho do conflito e da competição predatória, em vez do entendimento e da cooperação construtiva. Porém, tem se notado no ambiente corporativo que a relação chefe/subordinado mudou para a interação líder/equipes, ou seja, todos são responsáveis pela busca dos melhores desempenhos e resultados do grupo.

A abertura para o diálogo é a melhor solução para concretizar a comunicação sem complicação. O líder - com atitudes voltadas para o diálogo - favorece o fortalecimento de ambientes organizacionais de integração e de co-responsabilização para a superação de desafios e metas. Dessa forma, todos os colaboradores devem assumir uma postura empreendedora e dinâmica dentro da organização em que trabalham. É a partir dessa iniciativa que surgem idéias para os negócios. Precisamos vivenciar melhor a máxima que diz que cada um depende de todos e todos dependem de cada um.
Saber ouvir é o fator mais importante para o sucesso na comunicação e, ao mesmo tempo, um dos aspectos mais negligenciados no seu processo. Saber ouvir transcende o ato de escutar quem fala; é compreender a pessoa que se expressa; entender a mensagem transmitida; assimilar o que é dito por palavras, atitudes, gestos ou silêncio; perceber a grandeza da essência da comunicação e do diálogo; e alcançar a plenitude do relacionamento humano. Ou seja, é dar e receber informações e emoções. Isso exige quase sempre esforço reeducativo, pois somos mais condicionados a falar e só ouvir o que julgamos ser do nosso interesse.
No entanto, tão importante quanto "saber falar" é "saber ouvir". Saber ouvir é desenvolver a escuta ativa, dar toda a atenção e ajuda para a outra pessoa se comunicar. Trata-se de uma atitude de consideração e respeito ao interlocutor. A escuta ativa é a expressão de uma atitude de abertura ao diálogo. Devemos sempre estar preparados para um processo de comunicação de mão dupla, privilegiando mais o ouvir do que o falar. Ao falarmos em profusão, prejudicamos nosso potencial de eficácia e interação, exaurindo a capacidade de atenção e reflexão do interlocutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário