sábado, 27 de novembro de 2010

A matemática do consumidor

Loja bonita + Atendimento ruim = Cliente perdido.
 Se esta não é sua conta pelo menos é a minha e de uma grande parcela de consumidores.
Estava eu com minha noiva passando alguns dias das merecidas férias em Ilhabela e notamos algumas lojas com móveis “da vovó” (como ela diz) uma das lojas estava em uma esquina próxima à saída da balsa, lugar bom porque obrigatoriamente todo mundo que chega a ilha vai passar em frente.
A loja possui um estacionamento, um gramado a frente, de fora parecia ser grande e quando entramos notamos que era maior do que parecia. Quando entramos demos de cara com alguém da loja, que se contentou simplesmente em dar um aceno com a cabeça, sabe aqueles que você usa para cumprimentar de longe aquela pessoa que você não gosta muito.


Então caminhamos pela loja olhando os móveis e até tinha coisa legal lá dentro, foi quando nos deparamos com outra pessoa e pensei:
- Bom, este é o vendedor, vai tentar nos empurrar algo.
Para minha surpresa ele nem nos olhou!?
Continuamos andando pela loja, por alguns momentos pensei em colocar algo debaixo do braço e ir saindo para ver se pelo menos assim alguém falaria algo, mas o maior castigo para eles seria mesmo eu ir embora sem levar nada.

Um pouco a frente achamos uma outra loja com as mesmas características. Esta diferente da outra não tinha estacionamento, a fachada era de uma antiga pizzaria. Ruim para estacionar acabei parando com o carro metade sobre a calçada. Entramos na loja para dar uma olhadinha, e a vendedora que estava conversando com outra pessoa imediatamente cortou o descontraído papo e veio até nós.

Explicamos que queríamos um aparador e ela mostrou um modelo que não agradou, depois mostrou o segundo, este sim estava na medida. Ela ainda explicou que era feito de forma manual, a peça tinha vindo de Minas Gerais, o que poderíamos fazer com o móvel rústico e ainda nos deu a chance de negociar o preço.
Adivinha quem fez a venda?
Obvio que foi a segunda opção. O móvel está em casa.

Desta forma volto a minha matemática, Loja bonita + Atendimento ruim = Cliente perdido.
Perdido não no sentido de indeciso, mas perdido no sentido de insatisfeito, e a loja sendo a maior prejudicada pois acaba perdendo uma arma poderosa do Marketing que é o marketing boca a boca.

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