terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Surpreender o cliente! A melhor forma de fidelizá-lo

Quando é contratado algum tipo de prestação de serviço, o mínimo que esperamos é que seja entregue um serviço ou produto de qualidade, no prazo previsto, sem defeitos e principalmente um produto que seja exatamente o que você contratou ou solicitou.
Uma das coisas que mais me irrita é a falta de comprometimento de algumas empresas na questão de entregas fora do prazo. Como isso vem se tornando constante  (infelizmente) o Código de defesa do consumidor nos ajuda! O consumidor não está obrigado a aceitar a entrega atrasada, fato que configura descumprimento de contrato por parte da empresa e, por isso, tem o direito de desfazer a compra, quando isso for do seu interesse, e exigir a devolução do valor pago, ou exigir que mantenham o preço ofertado.
Outro fato que até me fez criar este blog é capacidade que algumas empresas tem de entregar um produto ou serviço que não foi o que contratei. Parece brincadeira mas, se eu pedi por exemplo um móvel na cor café, não adianta me entregar um café com leite, achocolatado, leite ou qualquer outra bebida matinal.
Agora nem tudo é ruim no mercado.
Existem formas simples de surpreender o cliente.
Recentemente fui comprar uma cortina para a sala e depois de algumas pesquisas achamos a uma loja próxima de casa. Eu e minha noiva fomos muito bem  atendidos pela Dona Fujiko, uma pessoa que mostrou conhecimento do assunto e nos passou muita confiança em seu atendimento.
Comentamos que precisaríamos da entrega até dia 15/12, por sua vez ela disse que final de ano era muito corrido, mas faria um esforço e nos entregaria no dia 15 até as 17:30h. Ela informou no mesmo dia que a procuramos, que seu marido estaria indo ao local para tirar a medida até o final do dia, e que ela ligaria para confirmar.
Chegando no final da tarde caiu uma chuva daquelas..., o que já seria uma boa desculpa para atraso ou não comparecimento, e não é que por volta de 16:30 ela me liga falando que em 5 minutos ele estaria em casa! Não chegou nem a dar estes 5 minutos e a portaria me interfona, e era ele para fazer a medição. Ao chegar ele percebeu que um pedaço da moldura atrapalharia o visual da cortina depois de instalada pois não cobriria toda a parede, prejudicando a estética, me instruiu a procurar um gesseiro e pedir para retirar.
 Tudo perfeito! Em um mercado que parece que a cada dia se torna mais comum os atrasos isso passa a ser um diferencial.

Para minha surpresa no dia 06/12 ela me liga informando que a cortina seria entregue dia 07, ou seja, oito dias antes do prometido, informou que seriamos o terceiro cliente na parte da manhã a ser atendido. No dia seguinte antes das 09:00hs a cortina já estava lá, perfeita colocada sem nenhum defeito.

Com isso ela ganhou um cliente, e principalmente o marketing mais funcional, o marketing boca a boca.
Este eu recomendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário