segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Guarda volumes de Supermercado

Sabe aquele guarda-volumes do supermercado que aqui no Brasil dá muito o que falar pelo fato do cliente ter que guardar sua bolsa ou mochila dentro dele antes de entrar no mercado... não sei se isso te anima, mas a coisa poderia ser pior.

Nas minhas férias fui para a Argentina e lá fui ao Supermercado fazer uma compra. O Supermercado era muito parecido com os daqui do Brasil, logo na entrada aquele balcão de atendimento, ao lado um guarda volumes e logo depois a bateria de caixas.

Fui então guardar minha sacola no porta volumes, coloquei a sacola lá dentro, girei a chave e nada da chave sair.

Pensei que justamente aquele que escolhi estivesse com problema, então tentei em outro, coloquei novamente a sacola lá dentro, girei a chave e nada dela sair. Tentei puxar, girar, sacudir e nada da chave sair.

Vendo minha dificuldade uma funcionária do supermercado veio ao meu encontro e perguntou “- tiene un peso”.
Ok meu espanhol não é nenhuma maravilha, mas foi muito fácil de entender, o serviço era cobrado! Lá cobra-se 1 peso (R$ 0,50 centavos de Real) para guardar sua bolsa no guarda volume enquanto você faz suas compras.

Não é pelo valor, mas quem adotou a medida para evitar qualquer tipo de furto foi o supermercado, e ainda cobram isso do cliente. Achei um abuso.

Acabei não pagando pelo “serviço” pois não entrei no supermercado, e tomara que nenhum dono de supermercado aqui no Brasil resolva adotar a brilhante idéia.


Nota: Procurei se existe alguma lei que obriga o consumidor a deixar sua mochila ou bolsa dentro de guarda-volumes nos supermercados, sejam aqueles com chaves ou aqueles em que os funcionários lhe dão um número, e não existe "lei do guarda-volumes" ou qualquer outra lei abordando a matéria. Ninguém está obrigado a guardar seus pertences no guarda-volumes, e, se o fizer, tem o direito de exigir recibo.

4 comentários:

  1. No Supermercado DIA, algumas lojas, cobram 1 real.Também não entro se me cobrarem...

    ResponderExcluir
  2. Não é cobrado 1 real, pois que do você coloca a chave você recebe o dinheiro de volta, Isso é só um sistema para a devolução da chave.

    ResponderExcluir
  3. Não é cobrado 1 real, pois que do você coloca a chave você recebe o dinheiro de volta, Isso é só um sistema para a devolução da chave.

    ResponderExcluir