domingo, 25 de novembro de 2012

Conexão demais... Relacionamento de menos


Minha esposa fez aniversário semana passada. Prestei atenção na forma que as pessoas optaram por dar as felicitações.

O resultado das estatísticas foram mais ou menos assim:

Pessoas que no dia deram os parabéns pessoalmente: Eu

Pessoas que ligaram: 9,99%

Pessoas que parabenizaram pelo face:90%

As pessoas cada vez mais optam por não ter contato pessoal, seja ela pelo precioso tempo que nos falta, pela distância, pela correria etc. O fato é que as pessoas estão perdendo o contato pessoal, talvez não seja coincidência, mas quando é necessário o contato pessoal em qualquer atendimento saiam estas atrocidades...

Hoje as pessoas parecem não conseguir viver se não estiverem conectadas, mas, virtualmente. Sim, a tecnologia, os avanços, a internet, são fundamentais e facilitam nossa vida. Mas, jamais podem se tornar mais importante que o ser humano, do que o toque, o abraço, o olhar, o beijo.

Quando estiver com alguém importante, desligue seu smartphone, desconecte-se da internet, desligue até a TV, pois quem está com você é mais valioso.

As reuniões empresariais, muitas delas, já são feitas à distância, e sim, esses avanços têm ajudado também a aproximar as pessoas, a melhorar os resultados. Porém, friso: não permita que isso tire a chance de você prestar atenção a quem está ali, do seu lado, de corpo e alma.

Nossos filhos, colaboradores, clientes, às vezes não nos respeitam, não desempenham bem suas funções, não compram nossos produtos e serviços, porque tudo o que ouvem são os sinais de conexão virtual, e não nosso real interesse em satisfazer suas necessidades.

Quando seu filho vir falar com você, abra seus olhos e ouvidos, ofereça seu colo, pegue o controle remoto e desligue a TV. Se seu parceiro ou parceira pede um carinho, não aponte o dedo para o programa que está passando na TV, ou para o site que navega no seu tablet moderníssimo. Escancare seus sentidos para ouvi-lo, abra sua mente e seu coração para estar realmente presente, mostrando quão importante essa pessoa é para você.

Na sua empresa, desconecte-se da internet quando for falar de metas, de entusiasmo, de energia positiva. Prefira olhar nos olhos das pessoas e não nas cores deslumbrantes do novo palm top que a empresa adquiriu.

Nunca permita que os avanços tecnológicos roubem o valor de um aperto de mão, de um toque na face, do compromisso de mostrar a quem está diante de você que ele é muito mais valioso do que qualquer outra conexão.

A tecnologia não tem lágrimas, sorrisos, não expressa sentimentos reais. Desconecte-se várias vezes durante o dia, para se conectar ao que há de mais importante: pessoas!

Mas, como sempre, o problema não está no avanço tecnológico em si, e sim nos mau uso dele. Açucar em excesso faz mal, nem por isso o abolimos do planeta. Sal em demasia faz mal, contudo, ele deve fazer parte do nosso dia a dia. A questão é saber adoçar, saber salgar, e não cortar o açucar e o saldo do mundo. O mesmo vale para a tecnologia! O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário