segunda-feira, 2 de julho de 2012

Interpretar o pedido do cliente

Interpretar o pedido do cliente é uma tarefa muito difícil?!?!


Concordo que muitos casos o próprio cliente não sabe o que quer e acaba fazendo uma confusão... mas existem coisas muito simples, coisas do dia a dia, coisas básicas que é praticamente impossível o atendente errar, e ele erra.
Semana passada fui até a pastelaria, a pessoa que trabalha lá faz uma única coisa o dia todo: Anotar o pedido do pastel!


Pedi simplesmente um pastel de carne e uma coca-cola.  Tem como errar isso?
Fui para a mesa aguardar meu pedido e ela depois de alguns minutos trouxe:
- Um pastel de frango. E só!
Ou seja ela conseguiu errar o sabor do pastel e esquecer o meu refri.


Bom, acho que todo mundo já viu aquela famosa imagem, muito comum em apresentações e treinamentos, ela pode ser aplicada em qualquer tipo de atendimento.


Essa imagem ilustra bem a falha de comunicação entre cliente e empresa. Ou melhor dizendo, na realidade, essa ilustração apresenta um problema em todas as áreas e não apenas na comunicação.
Houveram falhas na correta interpretação do pedido, não houve confirmação se realmente foi anotado o que foi pedido, o entendimento entre cliente e empresa pode ter acontecido de forma precipitada, ou sem calma necessária para evitar que tenha que ser refeito.
Este final de semana também achei um vídeo muito legal do programa da Rede Globo “Os Caras de Pau”, o vídeo retrata basicamente a dificuldade de alguém inexperiente tem em anotar um simples pedido.
Vale a pena ver assistir e qualquer semelhança com o que passamos na realidade, é mera coincidência.

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