quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cliente reclamando! Ótimo, recebemos o feedback de onde é preciso melhorar.


Uma recente pesquisa realizada mostrou porque os clientes deixam de comprar um produto ou serviço:
  • 9% porque morreram ou mudaram para um local onde não existe o produto;
  • 9% por encontrar similares com preço menor;
  • 14% por problemas de qualidade do produto;
  • 68% porque foram mal atendidos
Os números nos mostram que a cada 10 clientes de uma empresa, 7 vão embora devido ao atendimento ruim. Isso mesmo, não adianta colocar a culpa no governo, na política, mercado, impostos elevados ou sequer culpar a concorrência.
Seguindo nesta linha a Ford americana elaborou outra pesquisa que na qual mede a influência de opinião de seus clientes, sobre novos compradores, e apurou que um cliente insatisfeito espalha sua opinião para 22 pessoas, e um satisfeito, para 8.
Como já comentei anteriormente a melhor forma de divulgar sua marca, ganhar novos clientes e manter os antigos, é investir no bom atendimento. Isso significa prezar pelo cliente, ele precisa  ter uma experiência agradável com sua empresa, perceber que ela se preocupa com ele, e quer ouvi-lo para atende-lo bem.
Todos nós já passamos por alguma experiência onde fomos mal atendidos, e você acabou reclamando, insistindo, expondo e mostrando seu ponto de vista. Provavelmente neste momento venha em sua memória algum caso, e também é provável que mesmo depois de todas estas reclamações o problema não tenha sido resolvido, ou se foi ocorreu com muita dificuldade.
Para testar mais uma vez a nossa percepção de consumidor vamos fazer mais um teste:
Lembre de uma situação desagradável que tenha ocorrido com você em relação a atendimentos mal prestados.
 Perceba quantos casos voltam a sua mente.

Agora recorde-se de um bom atendimento que você teve.
As situações também voltam a sua memória, mas desta vez em número menor. Estranho mas talvez seja da própria natureza do ser humano, fica guardado em seu subconsciente muitos casos de mal atendimento e são resgatados facilmente. Enquanto os lugares que prestaram um bom atendimento ficam em segundo plano.  
E porque as empresas não se utilizam desta “consultoria” que os clientes prestam diariamente e de graça?
Talvez muitas não tenham percebido esta importância.
Talvez esteja passando desapercebido.
Ou quem sabe ela só tenha percebido depois que foi obrigada a fechar as portas. Tarde demais!
Nas próximas postagens vou colocar alguns casos de sucesso onde empresas ouviram seus clientes e transformaram seus negócios.

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