quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ouvindo o cliente

Veja um exemplo de como a reclamação de um cliente pode ser a oportunidade de melhoria para um negócio ou produto. Acredito que todo mundo um dia tenha usado a pomada Hipoglos.
A Procter & Gamble, fabricante da pomada é a maior em produtos de consumo do mundo, comercializada há mais de 60 anos no país, e mantém fortemente a sua liderança: atualmente a pomada detém 75,4% de participação do mercado de creme de assaduras. Isso poderia ser o bastante para a empresa se acomodar, mas não.
A P&G demonstrou toda sua preocupação e  resolveu dar atenção as reclamações e sugestões dos clientes, a companhia alterou embalagens, acrescentou tamanhos diferentes e lançou novos produtos.
Uma pesquisa feita pela empresa apontou as maiores reclamações dos consumidores e a principal reclamação foi com referência ao tubo metálico utilizado, os consumidores queriam uma embalagem mais prática e fácil de usar.

 Era comum começar a usar a pomada e o tubo ficar todo deformado. Além de não ficar um material apresentável com o passar dos dias, representava um desperdício do produto para os consumidores que ao se depararem com aquele tubo todo deformado não conseguiam retirar a pomada, sem contar a dificuldade quando estava chegando no final, era um tal de ficar espremendo de baixo para cima para tentar utilizar aquele finalzinho da pomada... 
Outro item que gerava reclamações era  a respeito do tamanho das embalagens, que não atendia a necessidade dos clientes.
E por fim a tampa da pomada, que acabava se perdendo com o passar dos dias, ficando assim a pomada desprotegida

Identificada essas três situações a P&G, como registra Gabriel Razzotti, diretor da marca, sempre atenta ao que os consumidores desejam e precisam , desenvolveu três embalagens, com tampas flip top, nas quantidades certas de 45 g, pratica e pronta para se levar a qualquer lugar, 90 g para se ter sempre em casa e a de 135 g mais econômica.
Para fazer o lançamento, criou ícones que se identificam com cada uma das embalagens e a partir daí construiu uma ótima campanha, com comercial  para TV aberta e para os canais fechados das maternidades , que mostra a versão pequena 45 g associada a uma bolsa, a de 90 g associada a uma imagem de casa e a, 90 g econômica associada à economia com a imagem de um cofrinho.



Para terminar não poderia ficar sem perguntar:
Vale a pena ouvir as reclamações dos clientes?

2 comentários:

  1. hoje realizei minha compra de mês , comprei o amaciante downy de 1,8 L por sinal para mim é o melhor amacinte que já usei toda minha vida adoro esse amaciante ,mas ao chegar em casa notei que o mesmo estava faltando mais ou menos os 300 ml ,pouxa queria comprar maior achando eu que iria economizar e fiquei no prejuizo. a compra foi feita no atacadão de salvador ba (cajazeiras) . o lote do produto é 2129 2534TB FAB MAI/12, o valor foi 15,59 . quero saber o devo fazer ,por q ue nao quero ficar no prejuizo .espero eu nao ficar descepcionada com a mesma.

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  2. Gueu
    Estes casos acredito que o melhbor a fazer é procurar o estabelecimento onde vc comprou, ou ligar no serviço do SAC que provavelmente o número estará no próprio amaciante.

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