quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

McDonald's até ele ouviu o cliente



O gigante mundial do fast food, com 58 milhões de consumidores todos os dias em todas as partes do mundo. Um faturamento de US$ 25 bilhões, mais de 32.500 lojas, presença global em 119 países, marca avaliada em US$ 33.578 bilhões, ocupando a posição de número 6 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.  
A história começou em 1937 quando os irmãos Richard (Dick) e Maurice McDonald abriram um restaurante no sistema Drive-In na cidade de Arcádia, na Califórnia. Pouco depois, em 1940, eles se mudaram para a cidade de San Bernardino, também na Califórnia, onde abriram um restaurante com o nome de MCDONALD’S na famosa Rota 66. Onde  o garçon entregava o pedido  de patins. Isso se tornou extremamente popular e muito lucrativo. Em 1953, os irmãos começaram a criar franquias de seu restaurante. A história da marca começou a mudar em 1954, quando o vendedor de máquinas de bater milk-shake, um sujeito chamado Ray Kroc, ficou fascinado com a popularidade e estilo do restaurante. Propôs aos irmãos, que já possuíam franquias, a vendê-las fora da localização original da empresa (estado da Califórnia e do Arizona), sendo dele próprio a primeira unidade de franquia.

Uma das grandes reclamações da sociedade com a chegada da chamada “geração saúde” era quanto aos malefícios de suas refeições. De origem americana que possui hábitos alimentares bem gordurosos a empresa ouviu seus clientes e críticos.
 Em 2004, o MCDONALD’S deu início a uma verdadeira revolução em seu conceito: a preocupação principal da rede passou a ser oferecer um cardápio mais saudável e menos calórico. O cardápio passou a conter mais opções de alimentos mais saudáveis como saladas, frango e outros itens frescos, como frutas. Além disso, a partir de março de 2006, todas as embalagens dos produtos passaram a conter informações nutricionais.

Em Istambul na Turquia, o Galatasaray e o Besiktas são os principais e mais populares times de futebol da capital. O Galatasaray tem as cores vermelha e amarela (as mesmas da marca MCDONALD’S) como símbolo. Já o Besiktas, preto e branco. Quando a rede inaugurou uma filial ao lado do estádio do Besiktas, houveram muitas reclamações por parte dos fãs do clube, que não queriam um restaurante com as mesmas cores do seu maior rival. Adivinha qual foi a solução? Não construir, certo? Errado. O “M” gigante e todo o resto do restaurante estão nas cores branca e preta.
Esta é a prova que independente do tamanho da empresa, da tradição, ou do império que  ela possui, escutar o cliente, ainda me parece a melhor forma de fazer o negócio evoluir.

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