quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aprenda com os erros


Quem erra em um atendimento ao cliente é a empresa? Ou é a pessoa que trabalha na empresa?
É comum ouvirmos ou falarmos que a Empresa “X” ou “Y” tem um atendimento ruim, e coisa e tal. Mas também cabe pensar  se o erro esta vindo do CNPJ ou do CPF que atua dentro da empresa
Levando isso em consideração podemos até julgar que a empresa é ruim devido a um ou dois profissionais (que estes sim são ruins).
E nada melhor que aprender com os erros, certo!
Pelo menos este é o ditado popular, particularmente prefiro aprender com os acertos.  

Você já conhece muita gente e é apresentado a novas pessoas frequentemente, o que amplia muito as suas fontes de aprendizado.
Então, esteja aberto para aprender com elas. Você irá se surpreender com o quanto pode ganhar por reavaliar a sua maneira de pensar a partir de conversas bem direcionadas.
Algumas dicas para você tirar o máximo de aprendizado de suas conversas:

1. Ouça com cuidado o que as pessoas têm para dizer. Perceba onde estão as idéias que podem ser significativas para o seu negócio.
2. Se você se pegar não querendo ouvir o que os outros dizem, pergunte a si mesmo o por que dessa sua postura? Existe algum tipo de pessoa com quem você se impressiona, ou se sinta desconfortável? Traga essas sensações à tona e aproveite para aprender com elas. Veja o que elas querem lhe dizer. Lembre-se: a dificuldade é sua e não do outro. Então, perceba como poderá resolvê-la.
3. Faça perguntas abertas para as pessoas, para manter a conversação rolando. Não deixe que o assunto se esgote antes que você tenha saciado a sua sede de aprender com elas.
4. É claro que muitas vezes você não vai concordar com o que algumas pessoas dizem ou fazem. Mas tire vantagem dessa situação, aprendendo com os erros que você percebe que elas estão cometendo.
5. Olhe para as pessoas que usam as melhores práticas existentes dentro do seu negócio e compare-as com aquilo que você está fazendo atualmente. Busque inovações em seus negócios a partir dessa observação.
6. Converse com pessoas que já estão no ramo de negócios que você pretende entrar. Perceba aquilo que elas fizeram e que não as levaram ao sucesso e entenda que você poderá fazer de modo diferente. Avalie os erros que elas cometeram, como elas vêem seu envolvimento com os negócios e defina quais os passos que você deverá tomar para favorecer o seu negócio.
7. Tenha um parceiro de confiança. Pessoas têm diferentes experiências para compartilhar e você irá aprender muito ouvindo-as sobre essas experiências. Você poderá encontrar um parceiro interessado especificamente nas mesmas coisas que você e compartilhar ideias e observações.
Então, vamos lá!
Muita atenção nos seus relacionamentos. Inovar é preciso, mas não necessidade alguma de reinventar a roda. Aprenda sempre com as pessoas com quem conversar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário