terça-feira, 9 de agosto de 2011

Nosso perfil é influenciado pela empresa que trabalhamos?

Outro dia estava fazendo uma compra junto com minha noiva.
Minha noiva fala bastante, é muito comunicativa e se relaciona facilmente com outra pessoas.  O meu perfil é um pouco diferente do dela, e neste dia isso me chamou a atenção, depois de fecharmos a negociação a vendedora me disse:
“Você é bem legal, e a primeira impressão que tive foi que você era uma pessoa mal humorada, brava e agora que falei um pouco com você percebi que não é isso”

Fiquei pensando: - Será que o nosso perfil é influenciado pela função que exercemos?
Ou melhor até que ponto a empresa que trabalhos influencia no nosso perfil de negociação? Na nossa personalidade?

Achei alguns textos onde fala que o perfil dos líderes influenciam diretamente suas equipes e consequentemente suas empresas. Mas acredito que o contrário também acontece. Empresas que possuem uma cultura muito forte, podem influenciar positiva ou negativamente o perfil das pessoas.

Tenho um exemplo que aconteceu comigo. Na empresa onde trabalhava foi criada ao longo anos uma cultura muito forte de sustentabilidade (palavra que hoje está na moda), passaram-se alguns anos e este tema insistentemente sendo introduzido no dia a dia das pessoas, ações não ficaram somente no discurso e víamos as coisas acontecendo na prática. Perdi as contas de quantos cursos online e presencial pude participar.

O resultado é que hoje não consigo mais agir deixando a questão de lado, por exemplo, quando estou em casa me incomoda demais jogar lixo sem fazer a devida separação dos recicláveis para os não recicláveis. O conceito de reutilização acabou se tornando parte do meu dia a dia. E automaticamente acabei passando isso para meu filho.

Mas e quando uma pessoa trabalha em uma empresa onde cobranças são feitas de forma desordena, não existe transparência, não existe planejamento, o trabalho é feito para apagar incêndio e não para solucionar os problemas na origem.
Será que isso também influencia no perfil da pessoa.

Particularmente acredito que sim, e é necessário que as pessoas façam um exercício muito grande para que absorvam somente as “partes boas” que aprendemos em nossos ambientes profissionais, e levar sempre em consideração nossos VALORES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário