quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Site pedagiômetro

Esta semana estive pensando quantas vezes coloquei aqui  assuntos mostrando exemplos de atendimentos tanto ruins quantos bons, e a proporção é muito maior de atendimentos ruins. Não cheguei a fazer o cálculo na ponta do lápis, mas acredito que a proporção seja 80 a 20, e o pior, 80% citando atendimentos ruins.
Talvez seja algo típico de consumidor que quando pensa em atendimento vem sempre a mente primeiro uma experiência ruim e depois a boa. Seria uma inversão de valores? O mal vencendo o bem?
Por curiosidade pesquisei no google sobre "reclamação de atendimento" e localizei aproximadamente 5.490.000 apontamentos. Quando busquei "elogio de atendimento" o resultado foi de aproximadamente 2.630.000 apontamentos, ou seja, comparando um resultado com o outro temos mais que o dobro de reclamações do que de elogio!
Você usa o SAC para elogiar? Eu sei que muitas pessoas nunca tiveram a necessidade de usar o SAC, porém a maioria já usou para reclamar de algum produto com defeito, de valores cobrados indevidamente e por causa de mau atendimento. As pessoas só elogiam o atendimento quando respondem a pesquisa de satisfação, que são normalmente solicitadas.
Vamos pensar, quem não gosta de receber um elogio? Nem que seja o mais simples deles, é como se o ego fosse massageado, dá mais força para continuar o trabalho dessa forma, dá um novo gás profissional e traz muitos outros benefício (pessoais e profissionais). Apesar de trazer a inveja de outros colegas, também faz com que eles repensem a forma de agir e melhorem o seu atendimento também em busca de um elogio.
Viu como você pode ajudar a melhorar o atendimento de uma empresa sem fazer esforço? Pense nisso.
Aprofundando um pouco nesta linha de elogiar, propagar o que é bom e divulgar coisas boas, vejam o exemplo do site: http://pedagiometro.com.br/calcule  você pode traçar o seu caminho e saber quanto vai gastar de pedágio. A idéia é bem simples, eu achei interessante e resolvi divulgar, pois não deixa de ser um bom (e útil) atendimento.

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